Os Silos Metálicos Verticais são projetados para utilização na armazenagem de produtos granulados - grãos e cereais - não coesivos, com peso especifico de até 0,83 t/m³ ou 0,60 t/m³, para silos destinados à armazenagem somente de arroz. O ângulo de repouso médio considerado é de 27º.
Os silos para armazenagem de arroz se diferenciam dos demais (tipo padrão - para estocar grãos com peso especifico de até 0,83 t/m³) apenas na estrutura do corpo, tendo as chapas laterais e montantes com espessuras menores do que no padrão. Desta forma, não podem ser armazenados grãos com peso específico acima do arroz (obs: ver especificação técnica do fabricante), evitando riscos de acidentes decorrentes da ruptura das chapas laterais e tombamento do mesmo.
Para determinação da capacidade de armazenagem de um silo ou armazém graneleiro deve ser considerado o volume em metros cúbicos (m³), devido ao grau de compactação da massa de grãos armazenada que é em média de 6% a mais.
Composição padrão de um silo: telhado (cobertura) com sistema de exaustão para remover o ar quente e saturado que fica localizado internamente entre a massa de grãos e o telhado; portas de inspeção; plataforma de acesso; escadas com guarda corpo; controle de nível; espalhador de grãos; rosca varredora; termometria e sistema de aeração (ventilador e canais de aeração).
Saber operar e manter um Silo Metálico Vertical é tão importante quanto saber operar Secadores de Grãos e Máquinas de Limpeza. Devemos ter cuidados para manter a estrutura metálica em boas condições de conservação e ambiente para receber o produto, juntamente com os aspectos de segurança na carga e descarga e manutenção do produto armazenado.
Antes da próxima utilização os Silos e Armazéns devem passar por um processo de limpeza, varrendo e recolhendo resíduos como grãos deteriorados e impurezas, e destinar esta colheita para incineração ou enterrá-los, de tal forma que não sejam retornados para a massa de grãos, provocando a contaminação. A limpeza deve ser realizada em todas as partes do silo como telhados, paredes laterais (chapas), canais de aeração, estruturas de sustentação (treliças, montantes, etc.). Essa limpeza também pode ser realizada e é até recomendável a utilização de água, lavando todo o interior do silo e, na sequência, pulverizar com inseticida higienizando o ambiente. Recomenda-se usar sempre silos com montantes externos para evitar pontos de contaminação entre o montante (estrutura de sustentação) e a chapa lateral do silo.